As fortes chuvas que atingiram a cidade de Vitória da Conquista no início da noite deste domingo (21) veio acompanhado de muitos raios e rajadas de vento. Em algumas partes da cidade, houve registro de chuva de ganizo.
Moradores de vários bairros registraram o fenômeno e compartilharam fotos e vídeos das pedras de gelo nas redes sociais.
Em algumas localidades, elas chegaram a medir cerca de um centímetro de diâmetro. Não há informações sobre a ocorrência de danos a imóveis, veículos ou a pessoas.
A formação deste tipo de precipitação está associada a condições atmosféricas específicas durante as tempestades. A presença de correntes ascendentes e descendentes fortes dentro de uma tempestade, combinadas com temperaturas abaixo de zero em altitudes elevadas, é a principal causa da queda de granizo na superfície.
Esse processo complexo é mais comum em tempestades severas e pode resultar na queda de pedras de gelo de diferentes tamanhos. Nesta região da Bahia, a ocorrência deste fenômeno não é muito comum.
De acordo com os pluviômetros da do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas para desastres Naturais, o acumulado médio de chuva na cidade entre 18h e meia noite foi de aproximadamente 64 milímetros (mm). Os maiores volumes foram registrados no bairro Bacelar, onde choveu cerca de 78 mm.