Na próxima edição do Carnaval de Salvador, uma inovação será implementada para amenizar a sensação térmica na multidão: a utilização de carros-pipa. Esses equipamentos serão posicionados nas ruas laterais, com mangueiras estendidas até os circuitos. Essa medida preventiva surge em resposta às ondas de calor que afetaram o país e aos incidentes de mal-estar ocorridos em eventos com grandes aglomerações em outros estados.
Durante a entrega de uma obra no bairro do Imbuí, nesta última sexta-feira (5), a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, abordou o tema. Ela informou que a Secretaria Municipal de Gestão foi solicitada a realizar a licitação para a contratação dos carros-pipa. A proposta é posicionar tanques ou mangueiras em pontos estratégicos nos circuitos, oferecendo assim esse serviço à população.
Além disso, Ana Paula Matos está analisando possíveis medidas a serem adotadas durante a Lavagem do Bonfim, agendada para a quinta-feira (11). A recomendação inclui o uso de roupas e calçados leves, bem como a manutenção da hidratação. As festividades do Carnaval têm início em 3 de fevereiro com o pré-carnaval Fuzuê, seguido pelo Furdunço, Melhor Segunda-Feira do Mundo, Pipoco e o Carnaval oficial.