
A Associação de Inclusão e Atendimento Multidisciplinar a Famílias Atípicas (AIAMFA), localizada na cidade de Jacobina, na Bahia, tem pedido ajuda financeira para se manter em atividade. Isto posto, a Associação divulgou um vídeo nas redes sociais solicitando ajuda ao jornalista Zé Eduardo. O pedido veio através da presidenta da associação, Mônica Santos. Segundo Mônica, até o momento da reportagem, a Associação não recebe ajuda da prefeitura de Jacobina e tampouco do Estado e sobrevive de doações e do voluntariado de alguns profissionais da saúde. O renomado jornalista baiano, Zé Eduardo, é engajado e atua frequentemente na causa dos autistas.
Confira o vídeo abaixo:
Em entrevista ao site Fala Baiano, a presidenta Mônica Santos falou sobre as dificuldades. “Não queremos fechar. Hoje atendemos de forma gratuita mais de 100 mães de filhos autistas, não só de Jacobina, mas também das cidades adjacentes e principalmente as que vivem na zona rural. Por isso peço a Zé Eduardo alguma ajuda, pois precisamos arcar com diversas despesas. A instituição não pode parar, afinal essas mães prescisam da nossa ajuda e as crianças precisam dessa assistência multidisciplinar”.
Mônica também faz um apelo para que a prefeitura de Jacobina e as cidades vizinhas possam apoiar essa causa, afinal quem só tem a ganhar é a sociedade.
A instituição tem pouco mais de três meses e conta com a ajuda de psiquiatras, psicomotricista, assistente social, nutricionista, neuropsicopedagogo e todos estes trabalham de forma gratuita.
Em conversa com Paula, mãe de duas crianças autistas, e que recebe ajuda da AIAMFA. Ela nos contou que a AIAMFA é a esperança pra diversos pais com filhos autistas. “A AIAMFA representa para a gente esperança, pois lá tem acolhimento. Quando procurei a Mônica inicialmente, foi nessa esperança de que as crianças pudessem serem assistidas de alguma forma, tanto por um psicopedagogo e outros profissionais. Essa proposta tem muita importância para mim. Isso porque a criança autista precisa de um atendimento contínuo e humanizado e na AIAMFA a gente encontra tudo isso. Se tem uma palavra que define a AIAMFA é esperança.

Quem tiver interesse em ajudar a Instituição pode contribuir através do Pix 52.331.533/0001-50 ou ir na Rua Duque de Caxias número 460, Centro, em Jacobina-BA, conhecer o projeto.
