Presidente do INSS é afastado por esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios

Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23) durante uma operação da Polícia Federal que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

A ação, batizada de “Sem Desconto”, mira indivíduos ligados a entidades, operadores e servidores públicos suspeitos de envolvimento nas cobranças irregulares. A sede do INSS e membros da atual gestão também foram alvos de mandados.

Segundo a Polícia Federal, a investigação apura cobranças indevidas que teriam alcançado a cifra de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Além do afastamento de Stefanutto, a operação cumpriu ordens de afastamento de outros seis servidores e determinou o sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão.

Ao todo, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão em 13 estados e no Distrito Federal. A operação “Sem Desconto” busca desarticular o esquema e responsabilizar os envolvidos nas fraudes contra beneficiários do INSS.

  • Related Posts

    Após briga, vereadora Marcelle Moraes e o irmão Marcell Moraes fazem as pazes

    Após um período conturbado que envolveu até mesmo uma medida protetiva judicial,…

    Continuar lendo
    Aprovação de Bruno Reis se mantém alta após 100 dias do segundo mandato em Salvador

    Mesmo após os 100 primeiros dias de seu segundo mandato na Prefeitura…

    Continuar lendo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *