
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta quarta-feira (9) que o consumidor pode esperar preços mais baixos nos alimentos nas próximas semanas. Segundo o ministro, a diminuição da demanda típica do período da Páscoa, combinada com a retração global nos preços de matérias-primas com cotação internacional e a renovação dos estoques, são os principais fatores que devem levar a essa redução.
Ele destacou que já se observa uma diminuição no preço da carne bovina no varejo, sendo ainda mais expressiva no atacado, e que essa tendência deve se intensificar à medida que os estoques mais antigos forem sendo consumidos. Essa mesma dinâmica, conforme explicou o ministro, deve ocorrer com o óleo de soja, o arroz e o feijão. Além disso, há a expectativa de uma leve queda nos preços dos ovos após o período pascal.
Fávaro enfatizou que as estratégias adotadas pelo governo, que priorizam o aumento da oferta e o incentivo à produção agrícola, sem intervenção direta nos mecanismos de mercado, estão começando a gerar resultados promissores.