
Entre janeiro e o último sábado (29), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador bloqueou 500 contas de usuários de patinetes elétricos devido ao uso indevido dos equipamentos. As principais infrações identificadas incluem o transporte de mais de uma pessoa e o uso por menores de idade com a liberação de adultos.
Atualmente, a plataforma de compartilhamento de patinetes conta com cerca de 70 mil usuários cadastrados em Salvador, registrando uma média de 25 mil viagens semanais. A regulamentação dos patinetes elétricos, que se tornaram tema de debate nas esferas legislativas municipal e estadual, está em fase final de elaboração pela prefeitura.
Segundo o secretário de mobilidade, Pablo Souza, um grupo de trabalho composto por diversas secretarias (Mobilidade, Transalvador, Saltur e Fazenda) está finalizando a proposta de regulamentação. A operação de patinetes elétricos em Salvador, iniciada em 6 de janeiro como uma nova alternativa de mobilidade, está em período de testes de 90 dias (até o início de abril) sob a responsabilidade da Semob e tem sido bem recebida pela população.