Jerônimo Rodrigues mira apoio de novo partido (PSDB-Podemos) para 2026

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), expressou abertamente seu interesse em contar com o apoio do novo partido resultante da fusão entre PSDB e Podemos para as eleições de 2026. Em declarações à imprensa nesta quarta-feira (30), Rodrigues revelou o desejo de fortalecer a base governista com a nova sigla.

No entanto, a concretização dessa aliança exige habilidade política, já que o PSDB, atualmente, integra a oposição ao governo, com três deputados estaduais (Tiago Correia, Jordávio Ramos e Paulo Câmara) e um deputado federal (Adolfo Viana). Por outro lado, o Podemos, com um deputado estadual (Laerte do Vando) e um federal (Raimundo Costa), já faz parte da base governista na Bahia.

“O Podemos está no governo conosco, e espero que essa relação se estabeleça de forma que os partidos ganhem e que os governos Lula e o nosso governo possam ter a parceria. Tenho muita confiança no Podemos, e espero inclusive que o PSDB, que em alguns momentos já foi parceiro nosso, a gente possa contar com eles. Eu vou aguardar”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Na terça-feira (29), o PSDB aprovou o avanço das negociações para a fusão com o Podemos, com a intenção de formar uma nova sigla. Segundo fontes, a ideia é adotar o número eleitoral 20, do Podemos, em vez do tradicional 45 do PSDB. Os nomes “Juntos 20” e “Moderados” estão sendo considerados para a nova legenda.  

A expectativa é que uma convenção nacional em junho reúna os integrantes dos dois partidos para definir os próximos passos da fusão. O presidente do PSDB, Marconi Perillo, informou que as etapas do acordo serão discutidas nas próximas semanas.

  • Related Posts

    Após briga, vereadora Marcelle Moraes e o irmão Marcell Moraes fazem as pazes

    Após um período conturbado que envolveu até mesmo uma medida protetiva judicial,…

    Continuar lendo
    Aprovação de Bruno Reis se mantém alta após 100 dias do segundo mandato em Salvador

    Mesmo após os 100 primeiros dias de seu segundo mandato na Prefeitura…

    Continuar lendo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *