Concessão da ViaBahia é alvo de críticas do Ministro dos Transportes

O ministro dos Transportes, Renan Filho, teceu duras críticas à atuação da ViaBahia nas estradas da Bahia, classificando a concessão como “a pior da história das concessões do Brasil”. A declaração foi feita durante o programa “Bom Dia, Ministro”, na quinta-feira (10), onde o ministro detalhou os esforços do governo para concretizar a saída da empresa.

“Ela foi considerada a pior concessão da história das concessões do Brasil, por isso ela vai ser revista e estamos tirando a ViaBahia, mas não está sendo fácil. Só o baiano sabe o que significa a ViaBahia administrando a 116 e a rodovia que liga Feira de Santana a Salvador”, enfatizou Renan Filho.

O ministro informou que as BR-116 e BR-324 demandam investimentos da ordem de R$ 10 bilhões e que um novo processo licitatório está previsto para o final de 2025. “A União vai fazer investimentos públicos e melhorará a qualidade do pavimento. Vamos conceder no final do ano. Teremos um ano para esse processo andar, com uma consulta pública que foi recentemente aberta para ouvir a sociedade”, explicou.

A ViaBahia era responsável pela operação das BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 desde 2009. Após conflitos contratuais, a administração passou para o DNIT. Um acordo com o TCU definiu o fim do contrato para 31 de março, com uma indenização de R$ 892 milhões. Contudo, o não pagamento integral da indenização atrasou a saída da concessionária, agora agendada para 15 de maio.

  • Related Posts

    Após briga, vereadora Marcelle Moraes e o irmão Marcell Moraes fazem as pazes

    Após um período conturbado que envolveu até mesmo uma medida protetiva judicial,…

    Continuar lendo
    Aprovação de Bruno Reis se mantém alta após 100 dias do segundo mandato em Salvador

    Mesmo após os 100 primeiros dias de seu segundo mandato na Prefeitura…

    Continuar lendo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *