Após recomendação do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Adolfo Menezes, a cidade de Ipirá vai ter o título de “Capital Estadual da Produção Industrial e Artesanal de Calçados e Artefatos de Couro”.
O projeto de lei foi aprovado na terça-feira (16), em dois turnos e foi unanimidade entre os parlamentares presentes. O presidente da Assembleia destacou que o Poder Executivo deve criar programas e políticas para auxiliar o município nesta produção.
“Caberá ao Poder Executivo criar politicas e programas de incentivo à produção, como instrumento de desenvolvimento territorial” pontuou Adolfo.
Ainda de acordo com o Adolfo Menezes, dentro do projeto também foi instituido o Festival do Couro, que vai ser realizado em Ipirá anualmente, no mês de Abril. O objetivo do Festival é dar visibilidade à produção de couro. Nas datas do festival também terá a Exposição Estadual do Couro (Expocouro), visando valorizar a cadeira produtiva. O Festival do Couro terá fins culturais de interesses sociais e turísticos para Ipirá.