Projeto de lei pretende criar vagão para mulheres no metrô de Salvador

Um projeto de lei apresentado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), tem como objetivo criar um vagão exclusivo para mulheres no metrô de Salvador. O projeto de lei 41/2024, foi apresentado nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

A edil destacou os casos de assédio que acontecem dentro do transporte público, onde a maioria das vítimas não realiza a denúncia por medo de repressão. 

“É corriqueiro, volta e meia sabemos de casos de assédio, de violência contra a mulher por homens em transporte público. Uma cultura machista e criminosa que não podemos compactuar. E se nos cabe essas possibilidades, temos que acatá-las. O sentido deste projeto é contribuir para o combate e prevenção ao assédio e violência contra mulheres, coibindo, sobretudo, as ações de importunação sexual já registradas no sistema metroviário de Salvador”, afirmou a parlamentar.

Em trecho do projeto de lei é destacado que a quantidade de vagões exclusivos para as mulheres será estabelecido pela concessionária. “É preciso analisar, estudar o fluxo de mulheres. Mas o projeto estabelece que sempre nos dias úteis, excluídos os sábados, domingos e feriados. A quantidade de vagões a ficará a critério da concessionária, respeitando o dimensionamento para o fluxo de passageiros nos referidos horários”, diz o projeto.

A data para votação do projeto de lei ou uma possível implementação ainda não foi definida.

  • Related Posts

    Agência Nacional de Mineração firma parceria com a CBPM e certifica diamante da cidade de Nordestina

    O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Souza, está na…

    Continuar lendo
    CEO do Aeroporto de Salvador receberá título de cidadão soteropolitano da Câmara Municipal

    O CEO do Salvador Bahia Airport, Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães,…

    Continuar lendo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *