Deputado Bobô sugere dar título de cidadã baiana à cantora Alcione

O ex-jogador e atualmente deputado estadual Bobô (PC do B) apresentou um projeto para conceder o título de Cidadã Baiana à cantora Alcione Dias Nazareth, conhecida popularmente como Marrom.

“Alcione está enraizada na Bahia. Ela tem identidade com a nossa terra e sua imagem é indissociável da cultura que conforma a nossa gente. Marrom é filha da Bahia de fato, mas é preciso o título de direito para consagrar a relação ancestral, musical e duradoura”, justificou o parlamentar.

Natural do Maranhão, Alcione é cantora, compositora, instrumentista e intérprete da música popular brasileira. Despertou para o mundo musical ainda na infância, quando acompanhava o pai nas atividades da banda da Polícia Militar do Maranhão.

Conforme ressaltou Bobô, Alcione e a Bahia têm uma relação especial, tecida com os fios das raízes africanas que marcam a cultura e história dos dois estados nordestinos com o maior número de quilombos reconhecidos no Brasil.

“São os estados das religiões de matrizes Yorubá, Gegê e Bantu. A Roça do Ventura e o Terreiro do Bogum, na Bahia, a Casa Tambor de Mina e a Casa Fanti Ashanti, no Maranhão, apenas para citar os templos tombados pelo Iphan, são expressões vivas e presentes no cotidiano destes dois torrões nordestinos” argumentou.

De acordo com o proponente da homenagem, Alcione é uma intérprete que valoriza e leva os compositores e cantores da Bahia para seu palco, seus shows e atividades. Ela gravou e canta músicas de Walmir Lima, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Riachão, Tonho Matéria, Roque Carvalho e tantos outros talentos da boa terra.

“Já cantou Ilê Aiyê, Olodum, Araketu e é uma das mais prestigiadas sambistas no território baiano. Alcione é uma filha legítima da Bahia. Uma mulher negra, guerreira, talentosa, generosa e inspiradora”, afirmou.

  • Related Posts

    Após briga, vereadora Marcelle Moraes e o irmão Marcell Moraes fazem as pazes

    Após um período conturbado que envolveu até mesmo uma medida protetiva judicial,…

    Continuar lendo
    Aprovação de Bruno Reis se mantém alta após 100 dias do segundo mandato em Salvador

    Mesmo após os 100 primeiros dias de seu segundo mandato na Prefeitura…

    Continuar lendo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *